sábado, 2 de janeiro de 2010

Jogos Tradicionais



Estes jogos faziam parte de um quotidiano. Tratava-se de um momento em que o grupo das gentes ligadas à faina no mar actuava como comunidade.


A mulher do pescador teve sempre presente a angústia da espera. (…)

Os jogos de espera reuniam as mulheres e as crianças na praia e contribuíam para se distrairem, afastando os maus presságios.

Deste pequeno registo, ressalta na memória das entrevistas, o gozo destes tempos e a alegria que proporcionavam contribuindo assim para um bom relacionamento e aproximação entre a comunidade piscatória.

Essa recolha realizada através de inquérito a algumas mulheres , na sua maiorias vendedoras de peixe, possibilitou a identificação de alguns jogos.

Apresentamos por ora três jogos , do botão, dos ganisos, da pela ou paneiro...

Jogos de Botão

Fazia-se uma cova na areia. Cada jogadora devia a certa distância do buraco jogar o botão de modo que ele entrasse. Para tal dobrava o indicador e apoiava o polegar em cima para rematar o botão.

Caso não acertasse perdia o botão com que estava a jogar; caso acertasse ganhava todos os botões que estivessem no buraco.

Quando os botões faltavam, iam os da roupa. Primeiro os do colete, depois da camisa, etc.….

Jogos dos Ganisos

Usam-se três ganisos para três pessoas.

A cova do ganiso representava o cu, a parte cheia representa a carne.

Quando os ganisos são jogados e a parte da carne fica virada para cima marca um ponto por cada ganiso virado. Se ao jogar,e a parte do cu ficar virada para cima, não conta nenhum ponto.

Pode acontecer, ao jogador, que um ou dois ganisos fiquem com a carne virada para cima ou um ou dois com o cu virado também para cima. Nessa altura só contam pontos os ganisos que ficam com a carne virada para cima.

Jogos da pela ou do peneiro

Reúnem-se vinte pessoas, dispondo-se dez de cada lado. No meio um estrado de barco.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela sua visita